Presidente da Petrobras diz que pode aumentar preço da gasolina

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que o preço da gasolina pode aumentar. Em entrevista à TV Globo, Gabrielli disse que a capacidade de produção de gasolina chegou ao limite no país e, com tanta demanda, o preço pode ser reajustado.

“Nós provavelmente vamos precisar ajustar o preço doméstico. É um processo que depende essencialmente do mercado internacional. Enquanto isso vamos trazer importação. Não tem dúvida. Não vai faltar gasolina no Brasil.”

O preço da gasolina está congelado desde 2009 nas refinarias. Isso significa que a Petrobras não tem reajustado o preço que cobra das distribuidoras de combustíveis. Mas, na bomba, os preços não são congelados. Como a gasolina tem álcool misturado em sua composição, o preço final ainda é afetado pelas oscilações do valor do etanol cobrado nas usinas.

“Com a crise do etanol e com a venda de carros flexíveis, flexfuel, que podem usar a gasolina e o etanol, houve um aumento grande da demanda de gasolina. Tivemos aumento de 19% da demanda de gasolina em 2010. Isso fez com que nossa capacidade de produção de gasolina chegasse ao limite. Nós estamos praticamente no limite das nossas refinarias hoje existentes para a produção de gasolina”, afirmou o executivo.

0 comentários:

Postar um comentário