Superpopulação de cães e gatos pode trazer riscos à saúde humana



O último domingo (09) foi dia de ação social com vacinação, castração e palestras educativas em São Luís. A iniciativa também teve como objetivo ressaltar a importância do trabalho do profissional médico veterinário para a sociedade, tendo como foco principal o bem-estar animal.
A ação social realizada no hospital veterinário da Uema, em São Luís, também teve o apoio da Amada, Associação Maranhense em Defesa dos Animais. Em São Luís, há uma superpopulação de cães e gatos soltos nas ruas. Esses animais são potenciais transmissores da raiva, uma doença mortal para seres humanos.

O vírus da raiva é transmitido por animais infectados, como cães e gatos. A doença atinge o sistema nervoso central e de acordo com especialistas mata em poucos dias. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, foram registrados duas mortes pela doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, este ano, já foram registrados 17 casos de raiva canina, 13 na capital, um em Paço do Lumiar e três em São José de Ribamar. No ano passado foram registrados 52 casos.A imunização contra raiva é um programa do Ministério da Saúde, mas é executado pelos municípios.

0 comentários:

Postar um comentário