Inverno potencializa casos de Olhos Secos e Conjuntivites Alérgicas



Em pleno inverno, a região vive algumas das características típicas da estação, a exemplo da queda de temperatura, baixa umidade e resfriamento do ar. Sob estas condições, os olhos, órgão do sentido de grande sensibilidade, são afetados basicamente em duas condições: a Síndrome do Olho Seco e as Conjuntivites Alérgicas. O médico oftalmologista do DayHORC, Tiago Di Girolamo Vita (CRM 19733) dá dicas sobre como se prevenir e, principalmente, sobre como tratar doenças que registram aumento na manifestação durante o inverno.


Apesar de não serem consideradas doenças específicas do inverno, o Olho Seco e as Conjuntivites Alérgicas ocasionam o aumento no número de atendimentos ambulatoriais neste período do ano. Sobre as conjuntivites alérgicas, são mais facilmente registradas em pessoas que possuem histórico de alergias, principalmente as rinites e asma, havendo ampla necessidade de controle dos fatores ambientais que podem desencadear as crises. “Assim, é recomendável evitar uso de cobertores que soltam pelos, bem como realizar a limpeza adequada de roupas e ambientes periodicamente, não permitindo acúmulo de poeiras e ácaros”, declarou o médico Tiago Vita.


Para os casos de pacientes que apresentam Olho Seco, o quadro clínico tem origens multifatoriais, mas é potencializado durante o inverno com a diminuição da umidade do ar. “Além desse fator, o clima seco, a poluição do ar e os fatores ambientais são as maiores causas da síndrome. O Olho Seco pode estar relacionado ainda ao uso prolongado de ar condicionado, além do uso excessivo da visão de perto, como uso computadores, tablets e celulares, de determinadas lentes de contato ou em alguns casos pós-cirúrgicos”, destacou o oftalmologista do DayHORC.

0 comentários:

Postar um comentário