Igreja corre risco de desabar por causa de cupins



A igreja Nossa Senhora da Conceição da cidade de Jacobina, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), corre o risco de desabar. O motivo é uma infestação de cupins, que fez com que o local fosse interditado há dez meses.


Por conta da ação do inseto, a estrutura do templo, fundado em 1759, está ameaçada e alguns pontos da igreja, como o altar, correm riscos de desabamentos. “Desde o ano de 2009, quando eu tomei posse aqui, eu já comecei a perceber que havia alguns problemas. O que eu não sabia é que era tão agravante como hoje nós percebemos”, disse João da Silva, pároco da igreja.


Aém disso, o estabelecimento possui infiltrações e a rede elétrica é antiga, gerando risco de um curto-circuito. Para reformar a igreja, é necessária a autorização do Iphan, o que, segundo o padre, é a maior dificuldade.


“O Iphan disse que não tinha dinheiro e que nós precisávamos criar uma comissão patrimonial para mobilizar a cidade para dar uma contrapartida ou fazer um investimento maior. E isso eu fiz. Criei uma comissão que está me ajudando nesse processo e o Iphan agora nos enviou uma conversa dizendo que vai ser possível, mas ainda não confirmada a liberação de uma verba para a igreja, mas ainda não foi dito quanto e nem quando”, disse o padre.


O Iphan da Bahia informou que o valor para a reforma da igreja será incluído no orçamento de 2014

0 comentários:

Postar um comentário