CANCELADO O CARNAVAL DE ITABUNA



Itabuna – O prefeito Claudevane Leite determinou o cancelamento do carnaval antecipado 2014, na noite desta terça-feira (21/01).

O secretário de indústria e comércio, José Humberto foi notificado. A comissão organizadora da festa se reuniu com o vice-prefeito Wenceslau, na manhã desta quarta-feira (22/01), para tentar reverter a situação. Mas o vice está de férias e só deve retornar no próximo dia 28.

O cancelamento se deve a recomendação do Ministério Público que considerou inapropriada a realização do evento no período em que a cidade está em situação de emergência.

Leia a nota oficial na íntegra!

A Prefeitura Municipal de Itabuna comunica que não haverá carnaval este ano. A decisão foi tomada pelo prefeito Claudevane Leite após analisar os problemas que podem advir da realização da festa.

O prefeito considerou o alerta dado pela Secretaria de Saúde sobre o risco de aumento dos casos de dengue e de uma possível epidemia. Vane também disse que se preocupa com os índices de violência, que podem ser agravados com a festa, segundo especialistas. Outro fator que pesou na decisão do prefeito foi a continuação das chuvas fortes, que podem prolongar o estado de emergência decretado no mês de novembro passado.

Além desses fatores, a realização do carnaval havia sido admitida pelo governo desde que não houvesse qualquer custo para a Prefeitura o que, de acordo com a última planilha apresentada, não se confirmou. Segundo o prefeito, quando foi anunciado que o carnaval seria realizado a condição era diferente da atual. Os dados disponíveis não eram desfavoráveis, mas, desde a semana passada vários fatores foram apresentados, levando à conclusão de que não é sensato aumentar os riscos para a população.

O prefeito tem consciência de que alguns setores não concordarão com a medida e vai respeitar cada posicionamento. Vane reafirma, no entanto, que o papel do governo é pensar na população de Itabuna como um todo e não teria sentido manter o carnaval, diante de tudo o que pode acontecer, principalmente em relação ao aumento da dengue e da violência.

Vane determinou às secretarias que estavam cuidado do assunto na prefeitura a procurar os parceiros que ofereceram patrocínio, blocos e entidades para informar da decisão e explicar as razões da Prefeitura para cancelar o carnaval deste ano. Por fim, o prefeito reconhece o esforço da equipe que estava à frente da organização do evento, por ter feito um bom trabalho na busca e confirmação das parcerias.

0 comentários:

Postar um comentário