Candidatos e professores dão dicas para concurso da Caixa Econômica



Com prova marcada para acontecer neste domingo (30), o concurso público da Caixa Econômica Federal, um dos mais cobiçados do Brasil este ano, está deixando muita gente sem dormir. Também com cerca de 1,2 milhões inscritos no Brasil, sendo 90.322 na Bahia apenas para o cargo de técnico bancário, não dá para esperar do candidato muito coisa além de ansiedade, nervosismo e um intermitente frio na barriga. Mas, de acordo com especialistas, algumas atitudes podem amenizar esse desconforto e, melhor, estreitar o caminho do sucesso. Para não entrar em pânico com essa contagem regressiva, o coach de concursos Charles Peterson diz que a primeira coisa a fazer é controlar a ansiedade.


“O candidato precisa aceitar o que ele deu conta de fazer até agora ao invés de se culpar dizendo que poderia ter feito isso ou aquilo. O que foi feito, foi feito e não será alterado em tão poucos dias”. Além do controle emocional, ele acredita que, nesses últimos dias, o candidato deve se dedicar apenas a realizar revisões do conteúdo que já foi estudado.“Vale ler resumos, esquemas pessoais e resolver exercícios só”, enfatiza.


Uma sugestão de Peterson é não se esgotar tanto, pois o candidato poderá chegar cansado na prova. “Nada de virar a noite estudando. Sugiro revisões de, no máximo, oito horas”, pontua.



Para quem não teve tempo de estudar ou não se dedicou ao concurso como deveria, ele aconselha fazer apenas fazer exercícios, de preferência respondendo provas de concursos anteriores da Caixa e avaliações do Cespe/UnB (organizadora do certame) de disciplinas cobradas no edital. “Cerca de 70% das questões se repetem, o que muda é a forma de perguntar”. No páreo para disputar uma vaga de técnico bancário novo da Caixa, a gestora de Recursos Humanos Fernanda Costa, de 30 anos, também tem uma dica.

0 comentários:

Postar um comentário