Direção do presídio impede visita de comissão da OAB



A direção do presídio de Itabuna está sendo acusada deimpedir que uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) visitasse a unidade ontem (24). A comissão também tinha representantes da Pastoral Carcerária e foi liderada pelo presidente local da Ordem, Andirlei Nascimento. O objetivo era constatar em que situação ficou o presídio, após a rebelião ocorrida na sexta.

O advogado Davi Pedreira, da OAB e da pastoral, disse que a postura da direção do presídio “fez lembrar os tempos da ditadura”, com ameaça velada à comissão.

- “Todos ficaram quase duas horas na porta do Presídio de Itabuna e a direção da unidade – lá estavam o diretor Capitão Jacome e o vice-diretor o Soldado Dutra, não permitiram a entrada da comissão. Quando se tentou insistir na entrada à unidade através de diálogo com os agentes de presídios presentes, a tropa de choque da PM se posicionou de forma ameaçadora para com a comissão“.

De acordo com Pedreira, a comissão saiu do presídio por volta do meio-dia sem ser recebida. Nas duas horas, nenhum representante do presídio apareceu para dialogar com a comissão.

- “A postura tomada pelos referidos dirigentes do Presídio é de uma profunda falta de respeito para com a OAB, uma importante instituição de representação da sociedade civil e não pode passar despercebida e sem a reparação devida” – criticou Davi.

OAB PEDIRÁ AFASTAMENTO DA DIREÇÃO DO PRESÍDIO DE ITABUNAPresidente da OAB, subseção de Itabuna – Andirlei Nascimento.

O presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, disse ao PIMENTA que pedirá o afastamento da direção do Presídio de Itabuna, após uma comissão ter sido tratada “de forma desrespeitosa” ontem [sábado 24/05] pela manhã.

A comissão, segundo Andirlei, visitaria o presídio na sexta, quando houve a rebelião, e adiou para o sábado por motivos de segurança. Porém, acabou não sendo recebida.

Andirlei disse ter recebido queixas de desrespeito às prerrogativas dos advogados, além de maus tratos aos internos. “Fomos lá com o Frei Gilton e membros da Pastoral Carcerária. O diretor mandou dizer que não iria nos receber”, afirmou.

Andirlei disse que acionará a estadual da OAB para pedir o afastamento do diretor, Adriano Valério Jacome, e o vice-diretor, Bernardo Dutra, por meio de representação. O presidente da OAB itabunense entende que os dois dirigentes desrespeitaram a sociedade ao não receber a comissão.

As direções de presídios sempre facultam às direções das OABs o acesso aos conjuntos penais em rebeliões. O procedimento não foi adotado em Itabuna

0 comentários:

Postar um comentário