Presidente e psicólogo da Aspra Itabuna participaram do "Na Polícia e Nas Ruas"

O soldado Rodrigo Rocha, presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares (Aspra) de Itabuna, e Edevaldo Souza, psicólogo do serviço de atendimento psicossocial da Aspra participaram neste sábado (31) do programa "Na Polícia e Nas Ruas", da Rádio Jornal de Itabuna, apresentado pela jornalista Luísa Couto. No programa, Sd Rocha falou sobre a pressão sofrida por policiais militares, dando exemplo de ações como transferências sem motivação, e escala de serviço inadequada e ainda ressaltando a questão do assédio moral.


Além disso, policiais participaram por telefone e emocionados contaram problemas enfrentados na PM baiana, reforçando ainda mais a questão do assédio moral sofrido dentro da própria corporação, normalmente praticado por alguns oficiais. A vereadora Valéria Morais participou por telefone, e chorando, lembrou o dia em que após uma troca de tiros no Pedro Jerônimo, ao retornar a base, o oficial se preocupou em saber quantas munições foram usadas e se a viatura havia sofrido avarias. "Nós tínhamos acabado de enfrentar um tiroteio e a preocupação foi com a quantidade de cápsulas e com a viatura", disse.


O psicólogo Edevaldo Souza ressaltou a importância de um acompanhamento psicológico ser dado àquelas pessoas que vivem no efeito de um forte stress por conta das diferentes pressões sofridas. Ele ainda disse que colegas e amigos podem ajudar aquele que passa por esse stress constante. Após interação com ouvintes, Edvaldo ainda explicou a importância da sociedade ver o lado humano do policial e entender as situações pelas quais ele passa.


Na Bahia, em 2012, foram registrados 9 casos de suicídio de policiais militares. Em 2013, 7 PMs cometeram suicídio. Em 2014, 2 mortes já foram registradas

0 comentários:

Postar um comentário