Doença sem diagnóstico assusta moradores de Camaçari: 'angustiante'





Pintas, dores e coceira pelo corpo. Esses são alguns dos sintomas de uma doença ainda sem diagnóstico que tem atingido moradores do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica de Camaçari, Celso Joélio, até esta terça-feira (24), 39 casos foram registrados oficialmente na cidade.


Joélio afirma que os registros foram feitos em bairros diferentes da cidade e que outros casos também foram encontrados em municípios da região.

O diretor conta que testes realizados em pacientes descartaram a possibilidade de se tratar de dengue, febre chikungunya, rubéola ou sarampo. Ele acredita que embora ainda não tenha sido identificada, a doença tem evolução benigna e não resulta em nenhum outro problema à saúde.


"Coletamos amostras de sangue e mandamos para o laboratório central. Amanhã vamos discutir com o estado para saber o que é. Mas já adiantamos que não é motivo para pânico. Estamos passando antialérgico e as pessoas estão melhorando. A doença não está oferecendo risco nenhum. Mas é óbvio que a gente precisa saber o que é", explica.



De acordo com a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), os sintomas duram em média sete dias e desaparecem sem causar nenhum dano. O órgão afirma que os pacientes não têm febre e que a maior probabilidade é que seja uma virose.


Entre os casos registrados em Camaçari está o do caldeireiro Hebert Vieira. "Desde segunda-feira (23) que o corpo está empolado, coçando muito, mole, dolorido, como se tivesse com febre. Fui ao médico e ele mandou fazer um hemograma. Fiz, só que o resultado deu normal, sem qualquer alteração. A partir daí o médico me passou outros dois remédios, mas foi mais como se fosse um palpite, porque ele não sabe o que é", afirma.

0 comentários:

Postar um comentário