Roubos de animais em fazendas preocupam criadores em Feira


Animais de fazendas da região de Feira de Santana estão sendo roubados quase todos os fins de semana e os produtores dizem que já pensam em desistir do negócio. A quadrilha levou 36 ovinos da fazenda de Jeferson Bastos, que fica no distrito Bonfim de Feira, nos dois em apenas seis meses. O criador disse que o problema acontece há cinco anos, mas agora os roubos são constantes. "Dificilmente há um fim de semana ou uma semana não tem um roubo. As pessoas que criam estão com medo e não estão querendo repor, porque perdem 30, 40, 50 animais e ficam com medo de voltar a criar. Então está estagnando", informou.


Na fazenda de Bruno Bastos, foram roubadas 23 ovelhas em fevereiro deste ano. Ele acredita que os animais estão sendo abatidos em frigoríficos clandestinos e vendidos. Segundo ele, uma ovelha abatida custa R$ 400. "A gente presta queixa, mas, infelizmente, não consegue pegar. É durante à noite e, quando amanhece o dia, a gente não sabe o destino. Às vezes tem rastro de carro e tudo. A gente segue, mas não consegue", afirmou.


O último roubo em Bonfim de Feira aconteceu sábado passado (9), quando 30 ovinos foram roubados de uma fazenda. Segundo os criadores, geralmente três homens chegam em carros grandes, como do modelo Kombi, amarram os animais, cortam as cercas e fogem pela estrada de terra. A maioria dos currais está vazia.


Os criadores da região já pediram ajuda da Agência Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que se comprometeu em marcar uma reunião nos próximos dias. João Carlos Moreira lamenta o roubo de todo rebanho. Ele foi assaltado três vezes só este ano. "Vem só o desanimo agora e parar de criar", relatou.


A Polícia Militar disse que já fez algumas reuniões com representantes dos criadores e com a Secretaria de Agricultura para encontrar maneiras de acabar com o furto desses animais. Na quarta-feira (13), nova reunião vai ser feita pra tentar montar operação de combate ao tipo de crime. G1 Bahia

0 comentários:

Postar um comentário