Fusão de gigantes preocupa pequenos


Pequenos varejistas acreditam que o impacto da fusão que resultará na Nova Pão de Açúcar irá prejudicar o consumidor, que pagará mais caro pelos produtos. Tudo porque o grupo terá maior poder de compra na aquisição de volume grande de mercadorias. "Vão dominar o mercado. É monopólio. Mais uma vez saímos prejudicados", disse Gilberto Wachtler, em referência aos pequenos varejistas.
A Força Sindical e a Fecomerciários também mostraram preocupação sobre elevação de preços aos consumidor. O argumento é que o encarecimento será consequência da concentração da atividade das duas redes. Além disso, ressaltaram que irão alertar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica a fim de que regras "claras" sejam estabelecidas no processo de fusão.
Claudio Felisoni de Ângelo afirma que o Cade tende a pedir o fechamento de lojas, principalmente no Estado, onde a concentração da Nova Pão de Açúcar será maior. Com muitas lojas em uma microrregião, tanto consumidor quanto comerciantes são prejudicados. "Mas esse processo demora. Não foi dado parecer sobre a fusão do próprio Pão de Açúcar com a Casas Bahia, de 2009." No Grande ABC, grupo de Abilio Diniz tem 27 lojas e o futurosócio tem 43.

0 comentários:

Postar um comentário