Senado aprova guarda compartilhada de filhos de pais separados

Guarda-compartilhadaO plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que garante a guarda compartilhada de filhos de pais divorciados, mesmo que não haja acordo entre as partes. A matéria tinha sido aprovada de manhã, pela Comissão de Assuntos Sociais, e foi enviada, em regime de urgência, para apreciação pelo plenário da Casa, passando à frente de outras pautas na fila de votação.


O texto muda a atual redação do Código Civil, que tem induzido juízes a decretarem guarda compartilhada apenas nos casos em que há boas relações entre os pais após o fim do casamento. A ideia é que esse tipo de instituto seja adotado justamente quando se faz mais necessário: nas separações conflituosas.


O projeto prevê também a necessidade de divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com cada um dos pais. Além disso, estabelece multa para escolas e estabelecimentos que se negarem a dar informações sobre o filho a qualquer um dos pais. Ainda segundo o projeto, serão necessárias autorizações dos dois pais para os casos em que o filho menor de idade venha a mudar de município ou em caso de viagem ao exterior.

MP e Polícia Civil de Minas Gerais desbaratam quadrilha que fraudou o Enem 2014





O Ministério Público e a Polícia Civil de Minas Gerais confirmaram nesta quarta-feira (26) fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Os órgãos garantem ter prova de atuação e candidatos beneficiados em Mato Grosso, mas estão convictos de que a quadrilha atuou em todo o país.


As investigações continuam em andamento e já resultaram na prisão de 34 pessoas. Segundo informações do jornal O Globo, a organização criminosa usava equipamentos eletrônicos de alta tecnologia para transmitir as respostas do exame nacional. A partir de um dispositivo que se assemelha a um cartão de crédito, o candidato participante do esquema recebia a transmissão e ouvia as respostas em um ponto no ouvido. Os investigadores flagraram a quadrilha na cidade mato-grossense de Pontes e Lacerda, a 450 km de Cuiabá. Lá, o grupo conseguiu os cadernos de prova 10 minutos antes do início da prova e, com quatro estudantes e professores universitários em uma pousada, resolveram as questões e passaram aos clientes.


“O líder que morava em Teófilo Otoni (MG) afirmou que lucraria R$ 3 milhões líquidos apenas nos concursos entre outubro e janeiro de 2015. Estamos só arranhando a superfície”, disse o promotor de Justiça, André Luis Garcia Pinho, da Promotoria de Combate ao Crime Organizado. Em relação ao Enem, o próximo passo da operação, batizada de Homeóstase 2, é encaminhar o inquérito ao Ministério Público Federal. Os investigadores não descartam que o Enem deste ano pode ter sido prejudicado pela quadrilha que já atua no ramo há 20 anos.

Vereadora mostra calcinha em tribuna de Aracaju em protesto contra colega





A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) usou a tribuna da Câmara de Aracaju, nessa terça-feira (25), para fazer um discurso inusitado de crítica ao colega Agamenon Sobral (PP), durante o qual o chamou de "criminoso" e o desafiou a lhe dar "uma surra".


Durante o discurso, a vereadora tirou uma calcinha do bolso, mostrou aos colegas e disse que estava sem a peça íntima em protesto contra o vereador Agamenon - que na semana passada teria chamado de vagabunda uma mulher que quis se casar sem calcinha e teria dito que ela merecia "uma surra". "Hoje vim com um vestido mais curto. Também trouxe a minha calcinha no bolso. Alguém pode me chamar de vagabunda? Alguém pode dizer que tenho de ser surrada?", questionou, para silêncio da casa. E questionou os parlamentares: "Os senhores não podem me julgar, nem julgar uma mulher pela roupa que ela veste, em função da calcinha que usa ou se não usa.



Isso não define o meu caráter. Será que vão me dar uma surra quando eu descer daqui?". A vereadora pediu punição ao colega que fez o pronunciamento. "Esse vereador já cometeu aqui vários crimes. Antes de chamar a mulher de vagabunda, dizer que merecia uma surra, disse que ia começar a andar armado, que a população tinha de se armar, que tinha de pendurar bandido de cabeça para baixo.


E essa Casa não fez nada para puni-lo; tornou-se conivente com esse vereador; não disse a ele que ele não pode proceder dessa maneira", afirmou. O discurso da vereadora fez alusão ao dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. "Infelizmente, ainda nos deparamos com certo tipo de comportamento desprezível, abominável, que ainda enxerga a mulher como propriedade do homem. Esse é um dos maiores fatores da violência. Enquanto o homem não se libertar desse sentimento, as mulheres serão vítimas", disse.


Em entrevista a veículos de comunicações de Aracaju, o vereador disse que a vereadora estava querendo "aparecer" e pediu para ser investigado. "É direito do vereador contestar. Sobre a Comissão de Ética, quero que seja efetivada porque já cansei de provar várias vezes sobre tudo o que trato aqui. Não tenho medo. A vereadora pode vir para tribuna de calcinha ou sem, como quiser, o problema é dela."

'Ladra gata' diz que 'a imprensa criou um mito' com sua beleza


'Ladra gata' diz que 'a imprensa criou um mito' com sua belezaConhecida como Musa do Test Drive e Ladra Gata nas manchetes dos jornais, a bacharel em Direito, Fabiana Sporh Godk, de 27 anos, nega ter cometido qualquer dos crimes dos quais foi acusada. "A imprensa criou um mito baseado em minha beleza e muitos querem aproveitar esta fama para me imputar crimes.


Meu nome gera manchetes. Não sou eu esse monstro que divulgam", disse ela em entrevista ao UOL, na delegacia de Apucarana, no Paraná. Fabiana ficou conhecida por roubar um carro após fazer test drive, mas também já cumpria em regime semi-aberto a pena por estelionato e posse ilegal de armas. "Me formei no ano passado com dinheiro obtido através da venda de tapetes e financiei o curso de Direito pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Há um grande equívoco nos crimes que me acusam. Estava estudando para conseguir a aprovação na OAB e não cometi nenhum delito. Quero apenas cuidar dos meus filhos agora. Isso tudo é um grande equívoco", declarou.


O delegado responsável pela última prisão de Fabiana disse que ela reúne características frequentes de grandes estelionatários. "Sabe conversar, inventa situações, demonstra tranquilidade e, além disso, por causa do curso, tem noções do Código Penal. É um perigo. Surpreende não ter prisão preventiva decretada ainda", disse ele.

Filho sai para trabalhar, vê corpo no chão e descobre que era seu pai ao acessar a internet


Um jovem de 19 anos viveu um dos dias mais traumáticos da sua vida. Cleiton Nascimento estava a caminho do trabalho quando viu um corpo no chão, cercado de curiosos que passavam pelo local. O que ele não imaginava é que se tratava de Elivaldo Angelino Ribeiro, seu pai, que tinha apenas 44 anos. Pai e filho trabalhavam juntos em uma construção na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Todos os dias os dois iam juntos para a obra mas, nesta quarta-feira (26), foram separados, já que Cleiton acordou um pouco mais tarde. Ao atravessar a rua, Elivaldo foi atingido na testa por uma bala perdida e morreu na hora.


Sem saber de nada, Cleiton chegou ao trabalho e perguntou pelo pai, mas foi informado de que ele não estava lá. "Sempre vínhamos juntos. Meu pai era um cara trabalhador, estava de pé todo dia às 5h. Hoje, eu acordei mais tarde e não estava com ele. Passei pelo corpo, cheguei a ver os pés dele, mas não sabia que era o meu pai", disse Cleiton, emocionado, em entrevista ao Jornal Extra.



Sem saber de nada, ele foi dispensado pelo responsável pela obra, que disse para ele voltar imediatamente para casa, pois havia acontecido alguma coisa com Elivaldo. Assustado, ele voltou e, ao acessar a internet, descobriu que o homem morto que viu a caminho do trabalho era seu pai. "Eu cheguei lá na obra e nada dele chegar. Estranhei porque eu sai de casa depois e ninguém queria falar comigo. A gente pegava todo dia esse trânsito junto. Dói muito perder um pai assim", desabafou.


Elivaldo era divorciado e morava sozinho em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, mesmo bairro onde o filho mora com a mãe. O pedreiro assassinado deixa ainda um outro filho que mora em São Paulo e irá ao Rio para acompanhar o enterro. Na porta do Instituto Médico Legal (IML), no Centro do Rio, Cleiton disse que a família está em choque.


Segundo ele, o pai morreu após um policial reagir a um assalto. O ladrão teria disparado vários tiros a acabou atingindo três pessoas. Além de Elivaldo, dois policiais militares foram baleados, sendo um na barriga e outro na cabeça. Os dois estão em estado estável e seguem internados no Hospital Central da corporação.

Policial deixa filha de três meses cair no chão ao reagir a atentado em São Paulo





Um policial militar deixou a filha de 3 meses cair no chão ao reagir a um atentado na noite desta quinta-feira (25). O caso aconteceu em Campinas, em São Paulo, e foi registrado por câmeras de segurança da rua em que o PM reside.

Nas imagens, é possível ver que o suspeito anda sozinho com uma mochila preta, observa a família do PM parada em frente à casa, retorna e faz uma ameaça usando a bolsa. O policial, que estava sem farda e segurava o bebê em um dos braços, se prepara para sacar a arma. Quando o suspeito segura o braço do PM, ele solta a criança e atira no ladrão.


O avô da criança, que conversava em frente da residência com o genro e uma filha, corre para pegar o bebê no chão. Ele entra correndo na residência e é acompanhada pela filha, tia da criança. A bebê teve ferimentos leves e passa bem.O suspeito foi baleado diversas vezes e, de acordo com a polícia, fugiu com a ajuda de um comparsa, em um carro preto da marca Honda. Ele deu entrada em uma unidade de saúde horas depois da ocorrência e foi transferido para um hospital no início da noite, onde ficou sob escolta da PM. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito teria feito menção de estar com uma submetralhadora com silenciador e ameaçou atirar caso todos não entrassem com ele na casa. O suspeito será ouvido pela polícia antes ter o envolvimento no crime confirmado. O caso foi registrado como tentativa de roubo,


O homem é foragido do Centro de Detenção Provisória de Mirandópolis (SP) e foi preso anteriormente por roubo e tráfico de drogas, de acordo com a PM. O caso foi registrado pela Delegacia Seccional como tentativa de roubo, mas a investigação não descarta a possibilidade de um atentado especificamente contra o policial

Cientistas registram pela primeira vez imagens do "diabo negro do mar"




O peixe conhecido como "diabo negro do mar" foi filmado por cientistas do Instituto do Aquário da Baía de Monterrey, na Califórnia. O registro do peixe é raro. De nome científico Malenocetus johnsonii, ele nunca foi filmado em seu habitat natural.


O peixe pode viver em profundidade de até 3 mil metros. O registro feito por uma veículo operado remotamente é de uma fêmea de 9 centímetros, a cerca de 600 metros de profundidade na costa da Califórnia.


Segundo a BBC, o "diabo negro do mar" tem uma antena que se ilumina através de bactérias, o que ajuda a atrair presas. As fêmeas da espécie podem medir até 20 centímetros - já o macho é bem menor, medindo cerca de 10% do tamanho da fêmea. O macho se acopla à companheira como um parasita, já que não consegue sobreviver sozinho.


O peixe aparece na animação da Pixar "Procurando Nemo" perseguindo os protagonistas em uma cena

Mototaxistas que ainda não se regularizaram têm dois dias para pré-cadastramento





Faltam dois dias para se encerrar o prazo concedido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito – Settran, para a última etapa pré-cadastramento de mototaxistas que ainda irregularmente na cidade. O prazo se encerra nesta sexta-feira, dia 28 e só será reaberto no final do primeiro trimestre de 2015.

Os interessados precisam comparecer à Settran, no antigo aeroporto, para apresentar o requerimento de vaga preenchido e os originais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A, AB ou superior, e o Certificado de Registro e Licença de Veículo (CRLV). O modelo do requerimento pode ser que pode ser baixado do Diário Oficial do Município do dia 14, disponível na página da Prefeitura na Internet.


Dessa vez devem comparecer à Settran os mototaxistas que não atenderam os prazos da primeira e segunda etapa do pré-cadastramento, que é obrigatório para a concessão da permissão para a exploração legal do serviço de transporte de passageiros. Atualmente, 398 mototaxistas exploram o serviço de transportes de passageiros, depois regularizados pela Settran e estão distribuídos em 19 pontos de táxis de um total de 24 já legalizados no centro de Itabuna.


Os mototaxistas já pré-cadastrados, mas que ainda não estão regularizados pela Setrran tem prazo até 30 de dezembro para juntar documentos ou cumprir as exigências da legislação municipal, a exemplo do curso de direção defensiva, plotagem padrão da motocicleta, além de certidões de antecedentes criminais e de pagamento de impostos, etc. Depois de formalizados, a Settran emite alvará permitindo o serviço. A partir de janeiro de 2015 haverá fiscalização para coibir o transporte clandestino de passageiros.

Cobra de seis metros é encontrada em praia de Itacaré

Uma cobra de seis metros de comprimento, pesando 120 kg, foi encontrada na manhã desta quarta-feira (26) na Praia do Pontal, na cidade de Itacaré, a 250 km de Salvador. O réptil, porém, só foi capturado pela tarde, quando técnicos do Ibama e policiais militares o isolaram em um posto de gasolina.

A cobra foi levada para o Parque Estadual Serra do Conduru, que abrange os municípios de Itacaré, Ilhéus e Uruçuca.

Segundo Durval Filho, diretor geral do site Itacaré Urgente, uma cobra com o mesmo tamanho foi solta em Ipiaú em junho deste ano por uma ONG e, por conta das chuvas características do período, o réptil pode ter se deslocado através do Rio de Contas, que banha, entre outras cidades, Ipiaú e Itacaré, com 120 km de distância entre elas.(correio24horas)

Regina Casé se defende de críticas da mãe de dançarino


A apresentadora Regina Casé lançou mão de sua página no Facebook para responder às acusações feitas por Maria de Fátima da Silva, mãe de Douglas Rafael da Silva Pereira, o DG, ex-dançarino do programa Esquenta morto em abril deste ano.


Durante um debate da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça em Brasília, no dia da Consciência Negra, Maria de Fátima disse que Regina era mentirosa e “uma farsa”, e que a global teria se aproveitado da dor da família para angariar audiência. “Nos últimos dias fiquei triste e perplexa acompanhando a repercussão gerada pelas palavras e acusações, muitas delas cruéis e injustas, de Dona Maria de Fátima, mãe do DG”, começa o texto publicado por Regina. “Fizemos tudo o que achávamos correto e digno.


Quando fizemos um programa de despedida, foi de coração (...). Estávamos unidos no mesmo sentimento, pois a dor dela é a dor de muitas mães que convivem com a violência.” Regina Casé ainda ressalta que sempre lutou contra o preconceito e as injustiças sociais e que decidiu responder à fala de Maria em respeito à transparência e à verdade. O corpo de Douglas Rafael da Silva Pereira, de 26 anos, foi encontrado em uma creche na comunidade Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro, com marcas de espancamento. Em seu desabafo, Maria de Fátima contou que a equipe da Globo teria "arrancado" sua família de casa 72 horas após a perda.



Eles foram levados ao Projac para participar do Esquenta, onde, segundo a mãe do dançarino, a família teria sido tratada de maneira indelicada e impedida de falar sobre a suspeita de envolvimento da polícia no caso. Nesta segunda-feira, a Globo emitiu um comunicado, em que diz que “entende a dor de dona Maria de Fátima”, mas que suas afirmações “não tem fundamento”. (Veja)

Moradores de áreas de risco são cadastrados em Itabuna





A Secretaria de Assistência Social (SAS) está fazendo o cadastramento de famílias que moram áreas de risco e que estão em situação de vulnerabilidade social por não contar com fonte de renda. O objetivo é incluir essas famílias nos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Itabuna. Esta semana, o trabalho de campo foi realizado no bairro Maria Matos (Rua de Palha), depois de ter sido iniciado pelos bairros Nova Ferradas e Nova Ferradas II.

As equipes da SAS querem saber de cada família quantas pessoas estão de fora dos programas sociais, qual a origem delas, por que foram morar nas áreas de risco, qual a fonte de renda e o porquê de muitas sempre retornarem para áreas ribeirinhas depois de beneficiadas com novas moradias. As informações coletadas vão constar em relatório que servirá para que a Prefeitura contemple as famílias com programas e ações sociais, especialmente programas habitacionais que estão sendo implantados. Segundo Ricardo Santana, diretor de Proteção Social Básica, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social não possuem documentos de identificação pessoal, como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho e Previdência Social, o que impossibilita o acesso delas aos programas sociais e habitacionais executados pelo município em parceria com o Governo Federal.


A documentação dessas pessoas está sendo providenciada pelas equipes da Secretaria da Assistência Social. Este é o caso de Jorge de Jesus da Silva, 49 anos, morador da Rua de Palha, que passou por três cirurgias e não tem condições de trabalhar. O homem perdeu os documentos no ano passado e, por isso, está impossibilitado de ter acesso a programas sociais, daí está vivendo em situação de alta vulnerabilidade e risco social.

Moções aprovadas por unanimidade pelos vereadores

O vereador Francisco Edes (PRB) - Moção de Congratulação aos Doadores de Sangue pelo seu dia em 24/11/2014. O vereador Aldenes Meira (PCdoB)- Moção de Aplausos á OAB/BA, subseção de Itabuna e ao Tribunal de Justiça da Bahia, pela designação de 08 novos Juízes para a comarca de Itabuna. O vereador César Brandão (PPS)- Moção de Parabéns ao Frei Joaquim Cameli pelos seus 60 anos de Ordenação Sacerdotal no próximo dia 18 de dezembro. Moção de Parabéns á senhora Leninha Duarte no dia 25 de setembro de 2014.


Pedido de Providências
A vereadora Valéria Morais (PSC) – Solicita ao Executivo: Recapeamento Asfáltico e Muro de contenção no Bairro Califórnia; O vereador Carlos Alves (PTN) Solicita ao Executivo: Reorganização do Trânsito do Bairro Sarinha, mão única na Rua da frente, sentido Rua do Paty, e Rua Epitácio Pessoa (em frente ao Colégio Estadual Félix Mendonça) sentido Praça Nicodemos Barreto. O vereador César Brandão (PPS) Solicita ao Secretário de Transporte e Trânsito sinalização com placa onde diz Proibido Estacionar na Avenida Bionor Rebouças, próximo ao Mercado Dois Irmãos Altura do N° 368.


PROJETO DE LEI – Aprovado por Unanimidade dos Vereadores
01-Segunda Discussão do Anteprojeto de Lei N°046/2014
Autor- Ailson Sousa (PRTB)
Votação- Maioria Simples
Ementa: Institui no Âmbito do Município do Itabuna, incentivo para a Arrecadação do Imposto predial e territorial Urbano, que para fins publicitários denominar-se á “IPTU PREMIADO”, para o exercício de 2015 na forma que indica e dá outras providências.

Itabuna já tem 712 pessoas com Aids

revista-saude-o-fim-do-virus-aidsDados da Secretaria de Saúde de Itabuna mostram que não para de crescer o número de pessoas infectadas com o vírus HIV. O aumento de novos casos vem ocorrendo principalmente na faixa etária entre 19 e 35 anos.


De acordo com a coordenadora de DST/AIDS e Hepatites Virais em Itabuna, Suse Mayre Martins Moreira, o crescimento de casos de HIV nesta faixa etária ocorre em todo o país.


Em Itabuna são atendidas atualmente 593 adultos portadores do vírus HIV e 683 com Aids. Além disso, há 34 crianças expostas ao vírus, 33 com Aids e 3 com HIV.


Para alertar as pessoas para o perigo das relações sexuais sem camisinha, durante dezembro será realizada a campanha “Fique Sabendo”, em diversos locais de Itabuna. O trabalho especial de prevenção começa no próximo domingo.

Acidente entre dois carros na BR-101 deixa pelo menos 7 mortos, diz polícia


Acidente deixou sete mortos na BR-101 (Foto: Pedro Reis e Daniel Miller / portal Esplanada News)
Pelo menos sete pessoas morreram em um acidente na BR-101, na altura do Km-45, próximo à cidade de Esplanada, a cerca de 200 km de Salvador, segundo a Polícia Civil da cidade. A batida foi entre dois veículos de passeio. Uma das vítimas chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas.



Quatro pessoas ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas para a unidade de saúde.


Conforme a polícia, entre as vítimas estavam três crianças, alunos da Fundação José Carvalho, localizada na cidade de Entre Rios. Também vieram a óbito o motorista e uma passageira, mãe de uma das crianças mortas. Já o outro carro, segundo o órgão, era um táxi que levava três pessoas. Uma idosa e a filha dela, ainda não indentificadas, morreram na hora. O condutor foi do veículo foi levado com gravidade para o Dantas Bião.


Procurado pelo G1, a unidade confirmou a entrada de ao menos quatro vítimas do acidente, mas ressaltou que os dados de todos os pacientes ainda estão ignorados.


Ainda sobre a tragédia, o hospital destacou que as vítimas foram levadas para a unidade por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A assessoria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, por volta das 17h desta quinta, que das quatro pessoas que estão no Dantas Bião, três são crianças. Destas, duas passaram por cirurgia e estão na UTI, enquanto a outra está utilizando um colar cervical e se encontra na observação pediátrica. O quarto paciente, segundo a Sesab, tem estado de saúde considerado estável.

Homem que matou cavalo com um tiro morreu esfaqueado?

É verdade que o homem que se filmou matando um cavalo com um tiro de espingarda na cabeça acabou sendo esfaqueado e morto no dia seguinte?


Na segunda semana de novembro de 2014, um vídeo causou enorme polêmica e revolta na web. Nele podemos ver um homem engatilhando uma espingarda (que ele chama de “Julesca”) e atirando na cabeça de um cavalo amarrado, que cai inerte no chão!


(Quem quiser assistir à execução do cavalo, favor dar uma busca no Google, pois o YouTube já está retirando todos as cópias desse vídeo publicadas lá!)


No dia 13 de novembro, dia seguinte ao vídeo com o suposto crime ter sido compartilhado centenas de milhares de vezes no Facebook, no YouTube e através do WhatsApp, a foto de um homem que teria sido morto a facadas apareceu nas redes sociais.


Segundo o texto que acompanha a imagem, o defunto seria o mesmo homem que apareceu no vídeo matando o cavalo que, ao ser reconhecido, foi assassinado a facadas pela população sedenta de vingança!


Será que o homem que matou o cavalo acabou morrendo assassinado?

Verdadeiro ou falso?
No dia 14 de novembro de 2014, a reportagem do Jornal Fala Brasil da Rede Record de Televisão descobriu que o homem que aparece no vídeo atirando no cavalo se chama Luis José de Souza Junior e mora no estado do Espírito Santo.


Segundo depoimento prestado por ele na polícia, o vídeo foi gravado em 2014 na cidade de Ecoporanga e o cavalo já estava doente. Luis explicou também que o tratamento para minimizar o sofrimento do animal iria ficar muito caro e o sacrifício foi a saída encontrada por ele, mas que ficou arrependido de ter feito a brincadeira nas filmagens.

Vitor Belfort faz teste antidoping, e resultados são negativos

Vitor Belfort passou no teste antidoping surpresa realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 1 de novembro. Segundo o site "ESPN", o brasileiro foi submetido a testes de sangue e urina que buscavam medir seus níveis de testosterona e detectar todas as substâncias proibidas pelas regras da NSAC, e os resultados foram negativos.


Apesar de Belfort ter concordado em pagar todos os custos dos exames no acordo que fez com a organização, a NSAC informou que o UFC pagou estes exames. Vitor Belfort enfrenta Chris Weidman na luta principal do UFC 184, válida pelo cinturão dos pesos-médios do UFC.


Apesar de a luta ter de ser sancionada pela Comissão Atlética da Califórnia (CSAC), a entidade concordou que a NSAC realizasse os testes em Vitor Belfort, se comprometendo a aceitar os resultados que forem informados pela entidade de Nevada, mas se manteve no direito de testar o brasileiro pouco antes da realização do evento

Edinho, filho de Pelé, deixa cadeia através de habeas corpus

O ex-goleiro dos Santos, Edson Cholbi do Nascimento, conhecido como Edinho, que havia sido preso nesta terça-feira (18) foi liberado da prisão nesta sexta-feira (20). O ex-jogador conseguiu um habeas corpus através da Justiça de São Paulo e deixou a cadeia anexa ao 5º Distrito Policial de Santos, no litoral paulista.


O filho de Pelé foi condenado a pena de 33 anos e 4 meses pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. Edinho estava respondendo ao processo em liberdade, mas acabou preso durante medida cautelar que o obrigava a se apresentar mensalmente à Justiça.

Duquesa de Alba morre aos 88 anos e deixa fortuna para filhos e marido 25 anos mais jovem


A duquesa era uma das mulheres mais ricas da Espanha. Ela também tinha o maior número de títulos de nobreza da Europa.

A duquesa de Alba, uma das mulheres mais ricas da Espanha, morreu nesta quinta-feira (20) aos 88 anos. Ela era uma das mulheres com o maior número de títulos de nobreza da Europa, com 46 ao todo.


A aristocrata Cayetana Fitz-James Stuart morreu em casa, em Sevilha, acompanha dos filhos e do seu último marido. Ela se casou com Alfonso Díez, um homem 25 anos mais jovem, em 2011.


Ela foi internada no último domingo (16) com pneumonia, gastroenterite e arritmia cardíaca. Cayetana era dona de uma das maiores fortunas do país, e era dona de fazendas, granjas e plantações de oliveiras. A duquesa também tinha uma grande coleção de obras de arte.

O prefeito de Sevilha, Juan Ignacio Zoido, lamentou a morte da duquesa no Twitter. "Dona Cayetana sempre levou Sevilha no coração e por isso permanecerá para sempre no coração de Sevilha. Descanse em paz", escreveu.


Cayetana se tornou a 18ª duquesa de Alba em 1953, e foi a terceira mulher a carregar o título nos últimos 500 anos. Em 2008, o O Instituto Espanhol Reina Sofía, em Nova York, lhe concedeu a Medalha de Ouro por seu compromisso na conservação do patrimônio cultural da Espanha.


A duquesa se casou três vezes, e tinha seis filhos, todos do primeiro matrimônio. A fortuna dela será dividida entre os herdeiros e o seu último marido. Eles se casaram após Cayetana vencer a oposição de seus seis filhos com promessas de heranças generosas.

De acordo com informações da Agência France Press, apenas um grupo de 30 a 60 convidados assistiu à cerimônia na cidade espanhola, na capela do luxuoso Palacio de las Dueñas, construído entre os séculos XV e XVI no coração de Sevilha, propriedade da família da octogenária duquesa de Alba.


A duquesa, famosa por não ter papas na língua na imprensa espanhola, anunciou que desejava se casar com Alfonso Díez, 60 anos, em uma cerimônia íntima.

Projetos de lei que organizam PM e Bombeiros são aprovados pela Assembleia


Os projetos de lei que organizam a Polícia Militar da Bahia e o Corpo de Bombeiros foram aprovados na noite desta quarta-feira (19) pela Assembleia Legislativa. A PL 20.980/14, que reestrutura a PM, teve votos contra da oposição, mas foi aprovada pela maioria dos votos. Já a que trata dos Bombeiros foi aprovada por unanimidade.



"Temos a certeza de que ela (a lei) veio para reestruturar e modernizar a nossa Polícia Militar. Teremos o avanço nas estruturas da Polícia Militar, onde levaremos condições de promoção aos nossos policiais", afirmou o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, em nota divulgada pelo governo do estado.


Segundo o comandante, com a aprovação da Lei de Organização Básica da PM, mais cinco mil militares devem conseguir novos postos na PM ainda este ano. Ele afirmou também que serão criados dois departamentos para melhorar a prestação de serviços da PM - o de Promoção Social, para valorizar os policiais, e o de Polícia Comunitária, para fortalecer ações do Pacto Pela Vida e aproximar os PMs da comunidade.


A expectativa, diz Castro, é que sejam criados novos cargos, novas funções e novos postos e graduações na estrutura da PM. "Temos a previsão, já autorizada pelo Governo do Estado, de mais quatro mil cabos, três mil sargentos, 550 subtenentes, e sete vagas para coronéis – três decorrentes de reservas e quatro que chegarão em decorrência deste departamento (de Promoção".


Há previsão de novas unidades da PM no interior da Bahia, como a de Policiamento Regional e Comando de Policiamento da Região da Chapada. Cinco colégios da PM e mais 19 companhias independentes da corporação também estão nos planos.


Bombeiros
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138/2014, que desvincula o Corpo de Bombeiros da estrutura da PMBA e o coloca ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP) já havia sido aprovada por unanimidade pela Alba, em junho deste ano. Agora, com a Lei 20.981/14, aprovada nesta quarta, a corporação tem a estrutura organizada.

Comarca de Itabuna contará com mais oito juízes

forum-rui-barbosa


Itabuna – Nesta quarta-feira (19/11), a designação de mais oito juízes foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça para a cidade. Os novos juízes tem o prazo de 30 dias para se apresentarem na comarca.

Ainda serão divulgadas quais Varas os magistrados irão atuar. Itabuna contará agora com 20 juízes. No entanto, de acordo com a lei de organização judiciária, levando em consideração a quantidade de habitantes da cidade, deveriam ser 23 magistrados para atender a demanda.

Anvisa suspende lote de medicamento para hipertensão

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.mLL7l5SmMx
Brasil – Nesta quarta-feira (19/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu o lote nº 713005 do medicamento Aldosterin (Espironolactona 100mg, cartela com 16 comprimidos). De acordo com a agência, ficam suspensos a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do produto, que é fabricado pela empresa Aspen Pharma Ind. Farm. Ltda., e tem validade até abril de 2016. A suspensão se deve a resultados insatisfatórios detectados em ensaios de descrição de amostra e aspecto. Com a decisão, a empresa terá de recolher todo o estoque existente no mercado. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial da União

Mulher é condenada a pagar R$ 110 mil por traição na Bahia e tem bens penhorados


RTEmagicC_1df7948d82.JPG


A moradora de São Gonçalo dos Campos, a 100 km de Salvador, condenada a pagar uma multa em maio deste ano por ter traído o ex-marido, desistiu de assinar o acordo judicial. A decisão foi divulgada na tarde da última terça-feira (18), no Fórum do município.
O processo, que chegou a ser incluído na Semana Nacional da Conciliação pelo juiz José Brandão, titular da Comarca, parecia ter chegado ao fim quando a acusada concordou em pagar a indenização ao ex-companheiro em 90 dias. Quando descobriu que a multa já estava no valor R$ 110 mil, ela desistiu do acordo.


Como houve recusa por parte da mulher de assinar um acordo, os bens dela serão penhorados para garantir que o valor será pago. O valor determinado pela Justiça, de R$ 50 mil, chegou a R$ 93 mil com juros e correções. Atualmente, a multa gira em torno de R$ 110 mil.

Entenda o caso
Em novembro de 2013, a Justiça de São Gonçalo dos Campos condenou uma mulher a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais por ter escondido do marido, por mais de 20 anos, que a filha que ele registrou era na verdade de outro homem.


O casal já estava separado quando o marido, um pecuarista aposentado da cidade, começou a desconfiar que a moça, que está com quase 30 anos, não era sua filha, por conta de comentários maliciosos que ouvia de outros moradores. A defesa do ex-marido alegou que ele estava sendo humilhado com as chacotas de que era alvo por conta da traição da ex-mulher.


De acordo com o advogado Luís Sérgio Oliveira da Fonseca, o processo corre desde 2009, quando seu cliente procurou uma negativa de paternidade em relação à filha da ex-mulher, e acumulou com processo de danos morais. Um exame de DNA comprovou que de fato a moça não era filha do pecuarista. Com o resultado do DNA, o ex-marido buscou a Justiça também pare retirar seu nome da certidão de nascimento da moça que achava ser sua filha.

Padre brasileiro excomungado diz que Jesus pode ter sido homossexual

Apesar de ter sido excomungado oficialmente pelo Vaticano neste domingo (16), Roberto Francisco Daniel, de 49 anos, continua a se apresentar como Padre Beto e a causa polêmica. Formado em Teologia, Direito e História, ele acaba de lançar o livro “Jesus e a sexualidade – Revelações da Bíblia que você nunca viu”, em que defende que “Jesus pode ter sido heterossexual, bissexual ou homossexual”.


Beto garante que suas teorias são baseadas nos quatro Evangelhos e nos textos apócrifos e cita, como exemplo, o fato do líder religioso ter curado um servo intimus de um centurião romano sem tachar de pecaminoso o ato homossexual. “Jesus estava mais interessado na qualidade dos relacionamentos do que em saber se esse relacionamento era hétero, homo ou bissexual”, defende. Padre Beto diz que não pensa em voltar ao sacerdócio.


Mesmo assim, ainda realiza cerimônias “em nome de Deus” e move um processo na Justiça contra a Diocese de Bauru porque não teria tido direito de defesa. “A única coisa errada que fiz foi pensar, mas isso é um dom de Deus que falta neste país. O pensamento e a reflexão são saudáveis. É a Igreja que está pecando neste sentido”, avaliou. (BN)

Duas famílias vítimas de acidentes em São José da Vitória

Luzia Antonio Silva, 53 anos, sofreu um corte na cabeça e o filho dela, Marcelo Silva, 26 anos, com escoriações, foram vítimas de acidente perto de São José da Vitória. Luzia, que estava com a perna fraturada, estava acompanhada do filho em uma ambulância que seguia para Itabuna. O veículo derrapou na pista e capotou.


O motorista nada sofreu. Em outro acidente, no mesmo local - a curva do Casemiro, Teresinha Queiroz Gonçalves, 83 anos, com luxação na clavícula, Norma Gonçalves, 57 anos, e Edigervásio da Silva, 47 anos, com escoriações, foram encaminhados para o Hospital de Base de Itabuna. Nesse caso, o Uno que conduzia a família, rodou na pista e bateu no pneu de um caminhão. Foram dois acidentes, com duas famílias, horários diferentes e no mesmo local.

Invasores no Rio devem ser notificados nesta segunda sobre reintegração de posse


Condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Guadalupe, zona norte do Rio, invadido na noite de domingo (9) com ajuda de criminosos armados. A Justiça determinou a reintegração de posse (Tomaz Silva/Agência Brasil)Um oficial de Justiça deve levar nesta segunda (17) a ordem de reintegração de posse aos invasores do conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Guadalupe, subúrbio do Rio, invadido na noite do domingo (9), por cerca de 200 famílias, com auxílio de traficantes armados. No momento, a situação no local é tranquila.Um carro blindado da Polícia Militar faz a segurança da entrada principal do condomínio, com a presença de cerca de dez policiais armados. A Rua Senhor do Bonfim, principal acesso ao empreendimento, está aberta e os carros trafegam normalmente. O prédio é formado por 11 blocos com cinco andares cada. Há 240 apartamentos no total.


Na sexta-feira (14), o tenente-coronel Luiz Carlos Alves, comandante do Batalhão de Irajá, responsável pela região, foi informado pelos invasores, que eles deixarão os apartamentos pacificamente. Os invasores fizeram algumas exigências, como caminhões para levar os pertences das famílias e uma ambulância para transportar mulheres grávidas e idosas, com dificuldade de locomoção.


O oficial da PM disse que a reintegração de posse não será cumprida imediatamente. O oficial de Justiça dará ciência aos invasores da determinação e depois será montado um esquema para desocupação do condomínio.





A medida liminar foi deferida na quinta-feira (13) pelo juiz da 1ª Vara Cível da Regional Pavuna Paulo José Cabana de Queiroz Andrade atendendo ao pedido da Construtora BR4 Empreendimentos e Participações Ltda, responsável pela obra.


No mesmo documento, o juiz determinou notificações por ofício ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgância (Samu) e ao Corpo de Bombeiros, requisitando a colocação de ambulâncias em apoio à operação. O Conselho Tutelar foi notificado para acompanhar a diligência e acolher crianças desacompanhadas dos pais. A Secretaria de Assistência Social do Município ficará responsável pelos idosos em situação de risco.

Jovem gay é morto a facadas na frente do Parque do Ibirapuera em São Paulo


Um jovem foi morto a facadas na manhã deste domingo, 16, perto do portão 3 do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. O estudante Marcos Vinicius Macedo Souza, de 19 anos, chegou a ser socorrido por policiais militares, mas morreu no hospital minutos depois de ser agredido. A polícia suspeita de que o crime foi motivado por homofobia.


Segundo amigos da vítima, Souza era homossexual. Ele foi com um grupo de 25 amigos ao parque, onde há uma área de ponto de encontro de grupos gays. O jovem estava sozinho no momento do crime. Ele foi encontrado ferido, com corte no tórax, na Avenida Pedro Álvares Cabral, por volta das 5h30.


De acordo com os policiais do 27.º Distrito Policial (Campo Belo), uma testemunha viu Souza em luta com o agressor. Ela contou que foi buscar ajuda e, quando voltou, encontrou Souza caído. Ao perceber que o jovem estava ferido, um amigo da vítima chamou a PM.


“Eu fui comprar cigarro e, quando voltei, um amigo veio gritando que o Vinícius estava embaixo da ponte”, contou uma testemunha de 19 anos. Segundo os amigos da vítima, nada foi roubado pelo agressor - Souza foi encontrado com sua carteira e seu telefone celular.

Os policiais socorreram o jovem, que teria sofrido duas facadas, ainda com vida. Em estado grave, ele foi levado ao Pronto-Socorro do Hospital São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o relato dos médicos, uma das facadas atingiu seu coração. O agressor fugiu do local do crime.


Investigação
Policiais do 27.º DP pediram, na tarde de ontem, à Guarda Civil Metropolitana (GCM) imagens da câmera de monitoramento, localizada no portão 3 do parque. Como o equipamento é móvel, há a possibilidade, porém, de a câmera não ter flagrado o crime.


O outro equipamento mais próximo fica no Museu de Arte Contemporânea (MAC), antigo Detran, do outro lado da avenida, mas os policiais acreditam que ele dificilmente tenha gravado o agressor. Além da hipótese de crime homofóbico, a Polícia Civil investiga se Souza não se envolveu em alguma briga.


Para os investigadores, a possibilidade de a vítima ter sido agredida por skinheads, que também frequentam o Ibirapuera à noite, é remota, uma vez que eles costumam agir em grupo

Violência na cidade de Ibicaraí


Final de manhã de segunda-feira (17), um jovem de prenome Thiago, foi assassinado a tiros no bairro Mutirão, em Ibicaraí.


De acordo com informações de internauta, mais quatro pessoas foram feridas na mesma ação, os feridos foram levados para o hospital da mesma cidade. Policia Militar está fazendo isolamento do local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.

Policia prende quadrilha que instalava Chupa-cabras em porto Seguro e Cabrália‏





Após operação conjunta de guarnições da 4 companhia (Santa Cruz Cabrália) e CETO, ambas do 8 Batalhão,foi desarticulada quadrilha de paulistas que instalavam "chupa- cabras " em bancos da região

A operação iniciou-se por volta do meio- dia deste domingo quando uma guarnição da 4 cia recebeu a denúncia de que dois homens estavam instalando aparelhos conhecidos como chupa-cabras nas agências bancárias e utilizavam um veículo Toyota Rave, cor prata, placa EBN 4276sendo inclusive localizado um aparelho pela guarnição.


Foi dado alerta geral ao policiamento da região e iniciaram- se as buscas tendo a guarnição localizado o veículo em Coroa Vermelha. Os suspeitos conseguiram evadir, mas foram interceptados por uma guarnição da CETO na orla de Porto Seguro.

Os policiais militares foram ao hotel em que a quadrilha estava hospedada em Santa Cruz Cabrália e ao revistar os quartos encontraram um caderno com anotações de contas bancárias e senhas, notebook, tablet, extratos de contas bancárias das vítimas, máquina de cartão, R$1500,00, adesivos com logomarca de vários bancos e número 0800 de contato da quadrilha, comprovantes de pagamentos realizados com cartões das vítimas e aparelhos bloqueadores de cartão

Quem urinar na rua em Salvador pagará uma multa de R$ 1.008


Depois que a multa para quem faz xixi na rua for regulamentada, a prefeitura pretende economizar R$ 245 mil por mês. Esse é o valor gasto com carros-pipa, segundo a presidente da Limpurb, Kátia Alves, para limpar as vias usadas como banheiros.

“Gastamos isso por mês para lavar a cidade por conta dos mijões. O que quero é reduzir os custos”. Agora, quem for flagrado urinando em via pública terá que pagar multa de R$ 1.008. O ato de fazer xixi na rua será considerado infração gravíssima e será regulamentado pelo mesmo decreto municipal que define a punição de R$ 1.008 para quem joga lixo na rua.


“Listamos várias infrações, que vão desde urina e lixo até pichações, colagem indevida de cartazes. Estamos só aguardando o prefeito assinar o decreto, o que deve ser feito até a próxima semana”.


A assessoria do prefeito ACM Neto, contudo, não soube dizer quando o decreto será assinado. Após a publicação, haverá um prazo de 60 dias para que os cidadãos se adaptem às regras. Após o fim do prazo, 40 agentes da Limpurb poderão autuar os cidadãos.

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 80 milhões na quarta





Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas pela Mega-Sena nesta sexta-feira (14) em Osasco, São Paulo. O sorteio aconteceu hoje e não no sábado, como de costume, por conta do feriado da Proclamação da República. O próximo sorteio acontece na quarta (19), com previsão de pagar R$ 80 milhões.

As dezenas sorteadas foram 01 - 21 - 22 - 27 - 32 - 45.


Já a quina teve 134 acertadores, que faturam R$ 39.421,72 cada. A quadra pagou para 12.071 vencedores um prêmio de R$ 625,17 para cada um.


Os sorteios da Mega acontecem duas vezes por semana, às quartas e sábados. É possível fazer apostas até às 19h de Brasília do dia sorteio, com valor mínimo de R$ 2,50.

Ônibus cai em ribanceira, deixa vários feridos e 1 vitima fatal


Na manhã deste sábado (15), por volta das 8:30h, um ônibus da empresa Net Turismo, capotou na BR-367, nas proximidades da comunidade São Simão, a 10 Km do município de Almenara/MG.

O ônibus vinha da capital mineira, Belo Horizonte, com destino a cidade de Jacinto, no Vale do Jequitinhonha. No ônibus, viajavam 29 passageiros, dentre estes dois estavam com situação irregular.


Segundo informações de testemunhas, o motorista teria dormido ao volante. O Ônibus caiu em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura. Manfredo Miranda Dias não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Todos os demais feridos foram levados para o Hospital Deraldo Guimarães.


O motorista do ônibus teve fratura no pé direito. Maria Aparecida teve lesão no pulmão, mas o quadro dela é tranquilo.

Pedreiro é preso suspeito de enforcar, estuprar e enterrar cunhada na Bahia

Leninha 516x469 Polícia Civil de Juazeiro confirma que jovem desaparecida foi morta. Assassino seria seu próprio cunhadoO pedreiro Wellington da Cruz Bispo, 31 anos, foi preso acusado de enforcar, estuprar e enterrar o corpo da cunhada Arlene Costa Borges, 21, no banheiro de uma casa em construção em que trabalhava, em Juazeiro, no norte da Bahia. Ele foi preso ao tentar fugir em um ônibus que seguia para Feira de Santana, onde, segundo a TV Bahia, se esconderia na casa de parentes.


Arlene, que trabalhava como garçonete em uma lanchonete, estava desaparecida desde o dia 22 de setembro. A polícia passou a investigar o envolvimento do pedreiro no desaparecimento da jovem logo após encontrar uma ligação dele no celular da jovem.


O corpo foi encontrado enterrado na casa nesta sexta-feira (14). Ao delegado responsável pelo caso, Reginaldo César, o pedreiro confessou ter estuprado e matado a jovem com uma marreta.


Ainda segundo a TV Bahia, o pedreiro foi encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro. Ele vai responder por estupro, homicídio e ocultação de cadáver.

Baiana Ana Marcela é tricampeã brasileira na maratona aquática


Sem a concorrência de Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha conquistou matematicamente, nesta quinta-feira, 13, o título do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticos. É a terceira conquista consecutiva da nadadora baiana, que chegou ao tri exatamente na primeira das duas etapas na base Naval de Aratu, em Inema (BA), em prova de 7,5 quilômetros.

Campeã também do Circuito Mundial, Ana Marcela (Sesi-SP) venceu todas as cinco etapas do Brasileiro deste ano, sempre seguida por Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União (RS). A gaúcha, porém, costuma nadar bem atrás. Nesta quinta, completou quase três minutos depois da campeã.


No Circuito Brasileiro, os adversários de Ana Marcela são os homens. A baiana venceu em casa depois de 1h39min06s, nadando sempre perto do pelotão masculino. O vencedor, Allan do Carmo (Aceb-BA, chegou apenas um minuto à frente, com 1h38min07s, seguido de Samuel de Bona e Fernando Ponte, ambos do Grêmio Náutico União.

Ebola: japonês é detido por fingir sintomas do vírus

Um japonês de 24 anos foi detido na região de Saitama, no Centro do Japão, por chamar uma ambulância e fingir que estava infectado com o vírus ebola.

Haruki Shimizu é acusado de obstrução fraudulenta, porque a sua ligação levou seis funcionários do centro de saúde de Sakado a equiparem-se com roupa de proteção e a deslocarem-se até a área em que disse que vivia, informou a polícia de Saitama.


O jovem fez uma ligação na tarde de terça-feira (11), alegando que tinha voltado de uma viagem ao exterior no dia anterior e que estava com 38 graus de febre, acrescentando que “podia ter sido na Libéria”, informou a polícia.


Haruki Shimizu negou ter feito a ligação e disse que foi um conhecido que a realizou. Os funcionários do centro de saúde foram até o endereço dado pelo autor da ligação, mas era falso.


A ligação manteve a prefeitura de Saitama e um hospital local em estado de alerta até a noite de quarta-feira (12), acrescentaram fontes policiais.

Ex-cantor de arrocha vai gravar seu primeiro CD gospel

Recém-convertido ao evangelho de Cristo, o ex-cantor de arrocha “Moreno do Kaprixo” já prepara seu primeiro CD Gospel. Moreno é conhecido em toda a Bahia como um dos maiores cantores de arrocha do estado.


Com seu estilo diferenciado e suas danças sensuais no palco, Moreno arrastava uma multidão de fãs de todas as idades em seus eventos. Moreno está morando na cidade de Coaraci, onde vem pregando e louvando em várias igrejas. (Ubaitaba Urgente)

Justiça nega pedido da médica Kátia Vargas para viajar ao Canadá



A médica Kátia Vargas, que responde por homicídio pelas mortes dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, teve pedido recusado pela Justiça para sair do país. Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a média queria viajar para o Canadá, onde a filha faz intercâmbio, para celebrar os 15 anos da adolescente.





A defesa da médica apresentou no pedido passagens de ida e volta para o período do fim de dezembro até 8 de janeiro. A filha de Kátia está viajando desde agosto e só volta ao Brasil no ano que vem. A intenção ao mostrar as passagens era demonstrar que ela retornaria ao país.


Mesmo com parecer favorável do Ministério Público da Bahia para a viagem, a 1ª Vara do Tribunal do Júri rejeitou o pedido, em decisão da juíza Gelzi Maria Almeida Souza. Para ela, o "fato de juntar passagem de ida e volta, não implica garantia alguma ao processo".


Kátia Vargas teve a prisão preventiva revogada em dezembro do ano passado, mas medidas cautelares determinam que ela deve aparecer mensalmente em juízo e não pode sair de Salvador sem autorização da Justiça.


A reportagem não conseguiu contato com a defesa da médica.

Sancionada lei que desvincula Corpo de Bombeiros da Polícia Militar na BA

Lei que torna Corpo de Bombeiros independente da PM é publicada no Diário OficialA lei que desvincula o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia foi sancionada pelo governador em exercício, Otto Alencar. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 10.


Agora o Corpo de Bombeiros passa a ser força auxiliar e reserva do Exército, organizado com base na hierarquia e na disciplina. A nova estrutura deve contar com 598 oficiais e 4.460. Desde o mês de julho que a Assembleia Legislativa da Bahia tratava da separação por meio da Emenda Constitucional (PEC) nº 138/2014.

Homem infecta jovem com Aids e avisa por SMS: “você vai se lembrar de mim para sempre”


RTEmagicC_7fc7f9b5a3.JPGUma jovem australiana descobriu que estava com Aids através de uma mensagem de celular.

Abby Landy, de 23 anos, estava saindo com um homem há duas semanas, quando tentou acabar o relacionamento. Ela enviou uma mensagem pedindo para que os dois parassem de se ver e recebeu a seguinte resposta: “Você vai se lembrar de mim para sempre”.


De acordo como Daily Mail, Landy contou que percebeu uma mudança de comportamento no rapaz, que estava mais violento. Além disso, ela notou que começou a se sentir doente.

Após receber a mensagem e notar que estava com alguns sintomas como aparecimento de herpes e resfriados, ela decidiu fazer o exmae do HIV. “Minha ginecologista disse que não era necessário o exame, mas insisti. Contei sobre a mensagem e disse que estava desconfiada”, contou.


Após alguns dias, ela recebeu o exame e desocbriu que havia dado positivo. “Percebi que, entre as pessoas vivendo com HIV, sou uma das sortudas, pois sou jovem e educada, com bom acesso à saúde”, disse ela, que descobriu a doença em 2011.“Até que eu tivesse o diagnóstico, isso não era algo que eu realmente pensava… Imagino que outros jovens são assim, não é algo que achamos que nos afeta”.Neste ano, a australiana participou de um documentário que será lançado no dia 19 de novembro e que mostra a rotina de pessoas infectadas pelo vírus do HIV.

'Selfie' está proibida durante prova do Enem

Durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está proibido fazer selfie. Os candidatos que postarem fotos de si mesmos no local do exame, da prova ou do cartão de respostas, mesmo que não esteja preenchido, poderão ser eliminados.


A regra está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. A recomendação é que os candidatos não levem esses objetos, mas caso estejam com eles, guardem em porta-objetos fornecido pelo aplicador.


Os equipamentos e o celular deverão estar desligados. A embalagem deverá ser lacrada e identificada com o nome do participante. Deverá ser colocada embaixo da carteira e retirada apenas no fim da prova. Os candidatos que portarem qualquer um desses objetos durante a prova, que fizerem postagens de texto nas redes sociais ou trocarem mensagens eletrônicas ou por e-mail também estão sujeitos à eliminação

Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa neste sábado

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começa neste sábado (1º) e vai até 30 de novembro, em toda a Bahia. De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), cerca de 4.315.718 bovinos e bubalinos com idade até 24 meses devem ser vacinados.


Nesta etapa, cerca de 6,5 milhões de cabeças de gado, com idade superior a 24 meses, ficam isentas de serem vacinadas, o que representa uma economia de mais de R$ 15 milhões para os criadores. No prazo de 15 dias após a aplicação da vacina, os criadores devem comparecer nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Seagri, munidos da nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária.


Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária (isentos da vacinação), também estão obrigados a declarar e atualizar seu rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em lei. Informações do G1.

Estelionatária que "atuou" em Itabuna, aplicou golpe em Porto


Flávia Roberta Magalhães da Silva, foi presa, acusada de prática de estelionato, em Porto Seguro. A vítima, que solicitou apoio da guarnição, informou que a estelionatária havia se hospedado em sua Pousada e se passava por funcionária de uma grande empresa da região e que seria esposa de um PM.


Dessa forma, a criminosa conseguiu ficar vários dias hospedada, alegando que pagaria ao receber seu salário, abusando da confiança da empresária.




Ainda usando de má fé, subtraiu de seu filho um smartphone na promessa que negociaria por um iphone com um suposto colega de trabalho.


Informações dão conta de que Flávia é contumaz nesta prática criminosa, tendo sido presa no mês de fevereiro deste ano, na cidade de Itabuna, se passando por enfermeira e esposa de policial militar e, em maio, foi presa em Ilhéus, onde dava golpes alegando que o dinheiro arrecadado seria para tratamento médico de sua filha de cerca de sete anos.


A bandida foi conduzida à Delegacia de Santa Cruz Cabrália, onde foi realizado o flagrante, ficando sob responsabilidade do delegado plantonista para a tomada de medidas cabíveis ao caso.

Em uma semana, casos suspeitos de chikungunya sobem para 1.613 na Bahia


Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos Aedes aegypty (no alto) e Aedes albopictus (Foto: Douglas Aby Saber/Fotoarena-AFP Photo/EID Mediterranee)Em uma semana, subiu de 1.481 para 1.613 o número de casos suspeitos de chikungunya na Bahia, de acordo com os dados do boletim estadual da Secretaria de Saúde, divulgados nesta quinta-feira (6). A quantidade levantada se refere ao período até a quarta-feira (5).


Do total, a doença foi confirmada em cinco cidades da Bahia. A maior parte continua sendo registrada em Feira de Santana, em 419. Riachão do Jacuípe com 141 casos confirmados. Salvador tem duas pessoas com o vírus. Já Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues aparecem com um.


De acordo com a Sesab, tanto os casos da capital baiana, quando os das outras três cidades com um caso casa, as pessoas que contraíram o vírus chikungunya têm algum tipo de vínculo com Feira. No boletim divulgado no dia 23 de outubro, eram 1.267 notificações em 35 cidades.


Entenda o vírus
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.


Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).



O vírus chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, e a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles picam principalmente durante o dia. A principal diferença de transmissão em relação à dengue é que o Aedes albopictus também pode ser encontrado em áreas rurais, não apenas em cidades.

Ilhéus: Mãe e filhas mortas em sua residência

Mae-e-filha1


lhéus – A polícia civil, peritos e militares foram acionados para um levantamento cadavérico no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, na noite desta quinta-feira (6). No local, estava os corpos de Luciene Pereira Bispo, 31 anos e Karinny Sylva, 18 anos, mãe e filha encontradas mortas na casa que residiam.

Karinny Sylva era estudante do Colégio Modelo Luis Eduardo e proprietária da loja Portal Moda Mix.

Segundo informações, a mãe teria sido esfaqueada e a filha estrangulada. O principal suspeito do crime é André Santos, que morava com Luciene há 7 meses.

Karinny era muito conhecida e querida pelos familiares e amigos. Ainda não há notícias do paradeiro do autor do crime.

Investidores pedem fusão das operadoras TIM e Oi

Fontes com conhecimento do assunto revelaram que a Oi, Claro e Vivo fecharam acordo para apresentar uma oferta conjunta pela TIM
Investidores minoritários da Telecom Italia pediram ontem que o conselho do grupo considere uma potencial fusão de sua subsidiária brasileira, a TIM Participações, com a operadora Oi.

O grupo Asati, que diz representar cerca de seis mil acionistas minoritários da Telecom Italia que têm uma participação de 1% da empresa, disse em uma carta ao conselho que um acordo deste tipo poderá incluir um aumento de capital “modesto”.


A Asati completou que se não ocorrer a fusão entre TIM e Oi, não se deveria considerar nenhuma oferta pela TIM que avalie a companhia em menos de 8,5 vezes seu lucro principal. Fontes com conhecimento do assunto revelaram à agência Reuters que as operadoras de telefonia Oi, Claro e Vivo fecharam acordo para apresentar uma oferta conjunta de cerca de R$ 32 bilhões pela TIM.

Candidata que passou mal durante teste da PM teve inflamação no intestino


A condição médica que levou candidata a soldado da PM Elaine dos Santos Oliveira, 27 anos, a passar mal durante um testa da Polícia Militar foi uma inflamação no intestino. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Hospital Santo Antônio, no Largo de Roma, onde Elaine segue internada.


Ela apresentou melhora clínica, e pode ter alta médica nos próximos dias. Ainda segundo a instituição, a candidata a soldado já apresentava a inflamação antes do teste da PM, e o esforço físico realizado no dia agravou sua condição. Ela está internada no hospital Santo Antônio desde o dia 23 de outubro, quando foi transferida para lá da Unidade de Pronto-Atendimento de San Martin.




O incidente aconteceu no dia 21, quando Elaine passou mal durante um Teste de Aptidão Física (TAF) da Polícia Militar.



Um outro candidato passou mal e faleceu horas depois de ser submetido ao mesmo teste no dia seguinte. Egberto Oliveira de Jesus passou mal durante um teste físico na Vila Policial Militar do Bonfim.


Ele chegou a desmaiar por volta de meio dia quando fazia o TAF. O candidato recebeu atendimento da equipe médica do Departamento de Saúde da PM, que acompanhava os testes.


Uma UTI móvel que estava de prontidão o conduziu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma. O candidato deu entrada já com os sinais vitais recuperados, informa ainda a PM. Porém, por volta das 17h, o candidato faleceu.

Trifil é condenada por forçar empregado a mostrar cueca


A empresa Itabuna Têxtil S.A., dona das marcas Trifil e Scala, foi condenada pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho a pagar indenização de R$ 3 mil a um de seus auxiliares de produção por danos morais.


A fabricante de calcinhas, sutiãs e meias, segundo a Justiça, submetia o trabalhador a revista íntima na qual era obrigado a exibir o cós da cueca a um vigilante. A condenação mudou a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região (BA), para quem a revista não era dirigida unicamente ao trabalhador que se queixou. Por isso, não seria razão para que ele considerasse aquela situação vexatória. A informação foi publicada no site do Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Segundo afirmou o auxiliar de produção, os empregados eram forçados a mostrar as roupas íntimas, ainda que parcialmente. Era a forma da empresa saber se os trabalhadores estavam levando alguma peça da linha de produção. Para o funcionário, aquela revista íntima causava constrangimento diante dos demais colegas de trabalho e da sociedade, "que forma o convencimento de que os funcionários daquela fábrica não são dignos de confiança". A empresa alegou em sua defesa que a inspeção consistia na exibição do cós da cueca ou do calcinha, da alça do sutiã e das meias.


Isso só era feito diante do vigilante e em local restrito, e de forma aleatória, por meio de sorteio eletrônico. Segundo a empresa, o procedimento era lícito e previsto no contrato de trabalho e no acordo coletivo de trabalho da categoria. Para o relator do recurso, ministro Mauricio Godinho Delgado, "a realização da inspeção pessoal pelo empregador configura inegável abuso no exercício do poder fiscalizatório". Ainda segundo o ministro, ainda que não houvesse contato físico na hora da inspeção, a revista implicava na exposição indevida da intimidade. (IG)